Mulher diz que levou 21 horas para registrar boletim de ocorrência em SP

Publicado por admin 4 anos atrásNenhum comentário

Delegacias alegavam diferentes motivos para não assumir caso, relata. Boletim de ocorrência pela internet é alternativa para cidadãos

mulher-diz-que-levou-21-horas-para-regis_507

A engenheira Elizabeth da Conceição, moradora da Zona Norte de São Paulo, afirma que levou 21 horas para registrar um boletim de ocorrência em Pirituba, na Zona Norte de São Pauloapós sua sogra sofrer um sequestro-relâmpago. De acordo com ela, as delegacias procuradas alegavam diferentes motivos para não assumir o caso e a encaminhavam para outros distritos policiais.

A saga da engenheira começou no dia 21 de setembro, quando sua sogra foi sequestrada e levada a um banco, onde foi obrigada a sacar R$ 5 mil. “Ela sofreu um sequestro-relâmpago perto de casa, e quando retornou, precisei fazer BO para tentar ressarcir o dinheiro sacado”, contou Elizabeth.

A peregrinação para registrar queixa na polícia começou no mesmo dia, por volta das 11h, no 87º Distrito Policial (DP) de Vila Pereira Barreto. Ela foi orientada a ir ao 7º DP da Lapa, na Zona Oeste da cidade, mas decidiu tentar o 33º DP de Pirituba, que era mais perto de casa.

No 33º DP, ela descobriu que o BO demoraria a ser realizado, então voltou ao 87º DP. “Voltei às 18h e eles disseram que não tinham como fazer o boletim porque o sistema estava com problemas e porque fechariam a delegacia às 20h”, disse.

A engenheira precisou voltar no dia seguinte ao 87º DP. “Eu acho isso um absurdo. Não tem por quê. É um papel, é uma coisa simples. Ele vai ouvir o relato do que aconteceu, emitir um papel e assinar”, desabafa. “A produção do documento de que eu precisava era questão de meia hora, e me disseram que em duas horas não conseguiriam resolver o problema”, afirma Elizabeth.

Delegacias 24h

Durante a madrugada, a população enfrenta ainda mais dificuldade por não saber quais delegacias são 24 horas e registram ocorrências no período. Existem 27 delegacias que funcionam 24 horas na cidade, mas nem todas registram ocorrências durante a madrugada.

O 33º DP de Pirituba fecha as portas durante a madrugada. O 7º DP da Lapa fica aberto a noite toda, mas quem pretende registrar uma ocorrência na madrugada, recebe orientações confusas. “A delegacia que cobre aqui é o 91º DP. É o polo que cobre essa região. O 89º cobre acho que a 51º e a 34º”, explicou um funcionário.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que vai apurar a eventual irregularidade no atendimento no 87º DP e afirmou que qualquer ocorrência deve ser atendida e registrada prontamente pela delegacia, independentemente do local onde tenha ocorrido o delito, e que é inaceitável o encaminhamento de qualquer pessoa para outra unidade policial.

A SSP confirmou que existem 27 delegacias em esquema 24 horas, mas que algumas delas têm policiais que somente orientam.

Quem preferir pode realizar o boletim de ocorrência pela internet, na delegacia eletrônica, exceto para os crimes de roubo ou furto a estabelecimento, residência e carga. Para fazer o BO online, o internauta deve preencher um formulário para receber o documento por e-mail e para que um policial de plantão entre em contato, caso sejam necessários mais detalhes do caso.

Fonte: G1
(05/10/2016)
Categoria:
  Notícias
esta notícia foi compartilhada 0 vezes
 000

Escreva um comentário

Your email address will not be published.